Effigy, o estúdio do Eminem


O estúdio fora de casa do Eminem é um palácio de gravação, localizado em um prédio antigo e envolto em misticismo. O rapper Big Sean contou que o imóvel foi aberto em 2004 pelo engenheiro Thomas Johnson, mas só três anos mais tarde Eminem veio a compra-lo.

"Eu paro no estúdio e parece uma fábrica pelo lado de fora...Eu entro... e é luxuoso pra caramba!" disse Big Sean  a MTV. "Fiquei tipo, 'deve ser a coisa mais cara em Detroit'".

Projetado pelo escritório de Arquitetura, Northville inForm Studio, Effigy foi saudado como uma instalação grande, única com status de obra de arte para seu tempo.

"Eles construíram um tipo de estúdio que não se faz mais" disse Martins da 54 Sound.

O arquiteto Michael Guthrie lembra-se da ambição de Johnson, que gastou $1.5 milhão em design e construção e talvez mais alguns milhões em equipamentos.

"A industria musical tem sido grande aqui, mas não havia nada parecido com este estúdio antes". ele diz. "Aqui era a oportunidade de fazer algo grandioso".

A sala principal é envolta em um concreto para iludir o barulho dos trilhos de trem próximos. Nos 1.400 m² o estúdio tem um espaço grande utilizado para orquestras, equipado com paredes angulares.

“Thomas queria um espaço com repercussões para realmente viver uma sensação acústica" diz Guthrie. A sala vocal adjacente, a cabine e a sala de controle são ligadas por uma janela. Entradas de áudio foram instaladas em todo o prédio - até no banheiro - para maior flexibilidade na gravação. O salão de festas no fundo parece um pátio.

Effigy pode ter sido muito luxuoso: o estúdio sofreu com os negócios até ser comprado por Eminem em 2007, depois de sua passagem pelo 54 Sound e F.B.T. Eminem, já gravou vários álbuns ali, incluindo o mais recente MMLP2 e projetos como Slaughterhouse, Bad Meets Evil e 50 Cent.

O técnico de estúdios Norman Druce, trabalhou na Effigy em seus primeiros anos, diz que o rapper refez todo o painel de controle adicionando várias caixas de 18 polegadas e subwoofers 1.000 watts.

O engenheiro do Eminem, Mike Strange, falou sobre o Effigy em uma entrevista feita em 2010:
"Nosso foco principal com o novo estúdio era criar uma estrutura de gravação similar a outras em que o Eminem já trabalhou e se sentiu confortável," ele disse a Sounf On Sound Magazine.
"Nós desenvolvemos um certo ritmo de trabalho ao longo dos anos que significa que podemos trocar de material muito rápido, e cujo o processo de gravação se torna quase invisível".

Confira abaixo algumas fotos e a planta do estúdio Effigy:













Fonte: www.freep.com

Recomendo

Postagens mais visitadas deste blog

Moby fala sobre Eminem

Eminem leva três prêmios no World Music Awards